Nosso compromisso é com o seu SUCESSO

Marketing emocional é a melhor forma de aumentar o consumo sustentável

20/07/2010 13:23

 

 

Para conectar as pessoas é preciso obter um vínculo emocional, um relacionamento entre marca e cliente.

Por trás das práticas de sustentabilidade adotadas pela maioria das empresas, existe toda uma afirmação da marca com o seu comprometimento social. Neste caso, para atingir o consumidor é necessário uma conexão com os valores das pessoas e posicionamento forte, ligado a ideologias e causas.

Segundo pesquisa anual de Responsabilidade Social, realizada pela Market Analysis, de Florianópolis (SC), o consumo consciente possui demanda real no Brasil, atingindo 30% da população, e seu principal agente difusor é a mídia - televisão, revistas e anúncios. Por isso, para uma marca se vincular ao consumidor por questões ambientais, é necessário chegar até suas emoções e impactar em suas vidas.

 Bianca Fermiano, Coordenadora e Analista da pesquisa, explicou no comitê de Meio Ambiente, realizado nesta quinta-feira (08/07), na Amcham -Porto Alegre, que o consumidor está cansado do discurso que não convence. "Para conectar as pessoas é preciso obter um vínculo emocional, um relacionamento entre marca e cliente, falando das dificuldades e todo o processo que a empresa passa para se tornar sustentável", explica.

Valores reais                                                      

 Para a Coordenadora, o consumidor já percebe quando uma ação é pura propaganda e não perdoa. "O cliente não quer ser manipulado. Ele quer a percepção do por que a marca é considerada social", argumenta. Assim, o maior desafio da comunicação sustentável é passar uma idéia verdadeira de valores. "Quanto mais emoção o produto agrega, mais ele fica na memória", acrescenta.

 Mas pensar em responsabilidade social nem sempre traz grandes ganhos para as empresas. Nem todos os brasileiros preferem gastar mais para consumir com consciência e, em grande parte do País, a informação do que é o mais correto ecologicamente não chega pelos meios de comunicação. A preocupação ambiental ocorre apenas pela consciência da empresa e comprometimento de seus colaboradores. "Estes são os casos que acabam virando os de maior sucesso, pois são realmente sustentáveis, logo, mais reais", finaliza Bianca.

Fonte: administradores.com.br

Voltar

 

"A liderança efetiva é colocar em primeiro o que é mais importante. O gerenciamento efetivo é discliplina realizando isso." (Stephen Covey)

Pesquisar no site

FG7 Prestação de Serviço